top of page
Buscar

TÉCNICAS DE LEITURA PARA MELHORAR SUA DICÇÃO

Foto do escritor: b2b Áudio Comunicaçãob2b Áudio Comunicação

Atualizado: 27 de out. de 2021

Ouça seus mentores e coloque em prática seus ensinamentos.


Se você não tem nenhuma deficiência relacionada a sua dentição, a sua laringe, aos seus ouvidos, a sua respiração ou algo que venha atrapalhar a sua fala, nada te impede de ter uma boa dicção.


Eu vou te contar o que fez a minha dicção melhorar muito, mas se você não experimentar fazer o mesmo, de nada vai adiantar saber. Conhecimento só é poder quando você utiliza.


Ler em voz alta - Este foi meu ponto de partida pra chegar onde hoje estou e isso sempre me foi incentivado por professores e colegas desde muito cedo. Se havia leitura em classe eu era chamada por ter uma voz mais alta segundo eles. Acredito que ambos não imaginam que essa imposição na época fez com que eu treinasse cada vez mais pra não fazer feio ao ler uma página de um livro em frente à classe. Imagina gaguejar?


Meu pai teve revistaria e eu gostava de ler o gibis e as revistinhas infantis da época. Isso também me ajudou porque quando lia eu imaginava as cenas acontecendo o que reforçava também a interpretação do texto.


Hoje pra esquecer um pouco a pandemia, pra desfocar da situação, adivinha qual é minha maior válvula de escape? A leitura! Porque nela eu me sinto sempre acompanhada, aprendendo coisas novas pra levar adiante em livros e cursos. Não consigo mais imaginar minha vida sem um livro. Até agora desde março já li cinco livros, o que não é uma maravilha.


Segundo Jim Kwik, treinador dos cérebros dos atores que interpretam os super heróis de Hollywood, um CEO deveria ler um livro por semana e uma pessoa comum um por mês.


Existe uma técnica ensinada por Kwik em seu curso online que tem como finalidade ler de forma inteligente, ter mais concentração, entender melhor o que lê e reter o que leu. Vamos adaptá-la já que nossa razão principal é aprender a ler com a finalidade de melhorar nossa dicção. Utilize o "Princípio de Pareto" a Lei de Pareto estabelece a fórmula 80% de resultados para 20% de esforço.


Portanto, primeiro vamos medir sua velocidade de referência. Pegue um livro, marque no relógio quantas frases consegue ler em voz alta (em voz alta porque você tem como objetivo a melhora da dicção e interpretação). Faça a leitura em 60 segundos. Assim que terminar, anote o seu número de linhas, este será seu ponto de referência: suas linhas lidas por minuto.


A falta de foco pode atrapalhar. Se você está voltando a leitura no livro é porque algo está te distraindo. Jim diz que quando você lê mais rápido você se esforça pra se concentrar no que está em sua frente e não tem tempo pra se distrair. Melhorando sua velocidade de leitura, seu foco aumenta e a medida que seu foco melhora a sua compreensão aumenta.


A maioria dos livros tem aproximadamente 10 palavras por linha. Multiplique este número pelo número de linhas que você conseguiu ler no teste pra saber o resultado. O alcance normal de uma leitura sem pronunciar as palavras é uma média de 200 a 300 palavras por minuto. Não esqueça que você irá ler pronunciando as palavras e, por esse motivo, poderá alcançar de 180 a 200 palavras, o que está ótimo.


Dedique 20 a 30 minutos à leitura diariamente e se esforce na pronuncia correta das palavras. A leitura é uma habilidade e todas as habilidades podem ser melhoradas. Tudo o que você precisa fazer é treinar.


Ao dedicar este tempo mínimo do seu dia pra leitura, dê preferência pela manhã quando seu cérebro parece mais receptivo é possível que em uma semana você tenha lido um livro de aproximadamente 200 páginas.


Esqueça todos os métodos antigos de leitura que já ouviu falar, aqueles que te diziam para ler uma página em forma de S ou Z ou qualquer outra forma antiga, pois segundo Jim, perdemos muitas informações com essas técnicas. Ele orienta que você use um marcador visual para se concentrar no que precisa ler e diz que o marcador pode ser seu próprio dedo. Isso é aconselhável porque seus olhos são atraídos pelo movimento. Desta forma você conseguirá uma melhora de 25 a 50% em sua concentração segundo ele.


Se você se sente cansado ao ler 20 minutos de um livro preste atenção na sua postura. Você pode estar lendo de forma errada. Algumas pessoas têm o mau hábito de se inclinar ao ler um livro. Ao fazer isso, você colapsa seu diafragma. O terço inferior dos pulmões armazena 2/3 de oxigênio, então, se você se encolher ficará cansado.


“Quando você aprende com alguém que possui décadas de experiência, acaba fazendo em poucos dias um download de diversos anos de conhecimento”. Jim Kwik - Super cérebro.


🎞️ Confira o vídeo deste conteúdo no meu canal no YouTube: https://youtu.be/Kyx4TVg5uBI


🔔 Não esqueça: Inscreva-se no nosso canal e ative o sininho para receber notificações de novos vídeos.


👇 SIGA MEUS OUTROS CANAIS:


💥 INSCREVA-SE E RECEBA MEUS CONTEÚDOS:


👇 CURSOS:

🏆 CURSO CRIANDO LOCUTORES DO ZERO - INSCRIÇÕES ABERTAS!


🏆 CURSO DICÇÃO EXEMPLAR - INSCRIÇÕES ABERTAS!


✍️ Deixe seu comentário

📢 Compartilhe com os amigos


12.373 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page