top of page
Buscar

POR QUE VOZES MADURAS VENDEM MAIS NA LOCUÇÃO?

Foto do escritor: b2b Áudio Comunicaçãob2b Áudio Comunicação

Atualizado: 22 de out. de 2021

O locutor com mais idade sinaliza o novo idoso.


Hoje em dia a comunicação mais assertiva é a que consegue conectar o cliente a um produto, marca ou serviço. As marcas estão conversando cada vez menos com um público alvo pré definido.


O consumidor hoje está sendo identificado por seu estilo de vida e não mais pela idade.

Isso vem forçando uma mudança no olhar para o estudo demográfico de forma geral.

As pessoas estão vivendo mais e com mais dinheiro. Percebendo isso, as empresas buscam vozes que conversem com seu público.


A voz envelhece, a laringe envelhece, a estrutura envelhece, a ressonância muda, porém, os locutores por possuírem bom condicionamento vocal (são atletas da voz) mostram menos os efeitos da idade. E por este motivo existe uma tendência mundial de locuções de pessoas maduras.


Hoje a voz madura é um mercado preferido pelos anunciantes quando o assunto é vender seguro saúde, planos de previdência, automóveis com tecnologia que proporcionam mais segurança. De forma geral, produtos voltados pra terceira idade precisam de vozes que os representem e que transmitam toda a credibilidade que as empresas querem passar com suas marcas.


Ser a voz madura de uma marca é cada vez mais possível nos dias atuais. Nos Estados Unidos já existem agências de publicidade especializadas em locutores seniors. Taí mais uma grande vantagem de treinar a sua voz não só pra locução publicitária, mas também pra ser a possível voz de um robô.


Você já ouviu falar na Pepper? Ela é um robô que já está trabalhando como acompanhante de idosos que vieram a ficar solitários. A voz da Pepper foi produzida através de uma voz humana. São novas tendências que vem com a inovação “Sociedade 5.0” e faz parte da “Inteligência Artificial”, mercado em expansão que depende das nossas vozes.


A nossa vida profissional está em constante reajuste. Se você é hoje um professor, por exemplo, que sempre trabalhou com a voz você já é um profissional da voz. Ela foi preparada pra essa função e pode ser adaptada.


Se você é um vendedor, um executivo de contas e está se sentindo prejudicado com a situação atual onde vender na internet se tornou algo muito mais eficiente, não esqueça que além de já ser um profissional da voz, as mesmas ferramentas de persuasão que você utiliza pra vender o que hoje você vende podem ser utilizadas pra fazer uma marca lucrar mais com a sua voz. É só uma readaptação, um pequeno ajuste. Quando você pensar em treinar sua voz o produto que irá vender agora é a sua voz e dela continuará saindo seus rendimentos.


Se você é cantor, além de ser um profissional da voz, você já utiliza técnicas que te identificam por possuir uma voz profissional artística muito próxima de um locutor comercial que tem hoje uma definição identificada pela ciência como “voz supra natural”, acima da voz natural, uma voz artística performática.


Sendo curioso e interessado o bastante qualquer profissional da voz consegue se adaptar facilmente a um novo trabalho que dependa da sua voz encontrando neste novo caminho mais uma habilidade. Um locutor que exercita a sua voz é como um atleta que treina seu corpo, quanto mais treino, mais conquistas.


Há alguns anos o fato de ser um locutor conhecido e com muito tempo neste mercado de locução, ganhava uma concorrência com facilidade, hoje com a aceleração da tecnologia isso não faz diferença. O que difere você do outro é o seu jeito de fazer a locução. Se você treinar e se der bem neste mercado, pouco importa se já foi locutor ou não, o currículo conta é claro, mas um demo bem trabalhada pode impressionar o anunciante e na hora da decisão se ele gostar mais da sua voz é com você que ele irá anunciar o produto, independente de quantos anos você tem na área.


Pra um locutor ter uma boa produção vocal a idade é o que menos importa,

já que uma voz treinada tem um bom fluxo de ar respiratório, o cérebro é capaz de escutar e produzir conduzindo a escuta de quem está ouvindo. A laringe de um locutor tem pregas vocais flexíveis e consegue produzir o tempo em cada peça publicitária com o ritmo matematicamente definido.


O locutor possui em sua voz uma marca profissional percebida; sem treino e prática é impossível adquirir essa marca.



🎞️ Confira o vídeo deste conteúdo no meu canal no YouTube: https://youtu.be/mv4M3_vISU0


🔔 Não esqueça: Inscreva-se no nosso canal e ative o sininho para receber notificações de novos vídeos.


👇 SIGA MEUS OUTROS CANAIS:


💥 INSCREVA-SE E RECEBA MEUS CONTEÚDOS:


👇 CURSOS:

🏆 CURSO CRIANDO LOCUTORES DO ZERO - INSCRIÇÕES ABERTAS!


🏆 CURSO DICÇÃO EXEMPLAR - INSCRIÇÕES ABERTAS!


✍️ Deixe seu comentário

📢 Compartilhe com os amigos


153 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page