top of page
Buscar

O FUTURO DO LOCUTOR DE RÁDIO

Foto do escritor: b2b Áudio Comunicaçãob2b Áudio Comunicação

Atualizado: 27 de out. de 2021

Podemos comparar a vida como vários dominós em pé. Quando a primeira peça se move, todas são impactadas.



Adoro inovação. Esta semana ouvi mais uma vez que todas as profissões terão de se reinventar e continuo acreditando que isso não é uma escolha.


No rádio corredor (comentário entre colegas) em 2014, eu ouvia que enquanto estivéssemos trabalhando, estaríamos conectados ao YouTube e seríamos assistidos em tempo real. Aquilo causava pânico na gente. A exposição e monitoramento em tempo real não parecia nada legal.


A verdade é que o comentário não evoluiu pra todos, ainda. Mas já tenho visto alguns profissionais de rádio postarem alguns momentos enquanto estão no ar, aleatoriamente, e acho incrível! É ali que a gente conhece o profissional de verdade.


"A aversão ao novo costuma assustar, mas quando absorvida traz resultados muito gratificantes".


O alcance do rádio convencional é limitado e, por isso, a maioria já se tornou também online onde o alcance é global, mas nada é mais incrível do que ver um locutor exercendo sua profissão em tempo real e quantos talentos se descobrem neste formato. Ah se todos conseguissem medir o seu poder!


Tomando como referência o livro "A única coisa", de Garry Keller, qual é a sua ÚNICA coisa enquanto locutor de rádio? Você já se fez esta pergunta? Será paixão? “Paixão leva à prática e treinamento que juntos te levam a uma habilidade que desenvolvida te leva a resultados e estes a horas de divertimento, ou seja, um círculo virtuoso que te leva a resultados incríveis”.


A ÚNICA coisa que movia Bill Gates era a paixão por computadores que o levou a ser o homem mais rico do mundo por 15 anos consecutivos. A trajetória está no livro citado, mas gosto de ressaltar que Bill e Melinda Gates ao questionarem qual seria a ÚNICA coisa a ser feita com todo aquele dinheiro era montar uma fundação com o objetivo de salvar vidas em países subdesenvolvidos.


Mais uma vez eles focaram em uma ÚNICA coisa para alcançar o objetivo: erradicar as doenças infecciosas. E ao focar na coisa mais importante para oferecer surgiu a possibilidade de produzir as VACINAS que os fez alcançar tal objetivo.


Quando a gente lê e observa resultados de outras pessoas, é possível perceber que se pode estar 'levando a vida' como diz Zeca Pagodinho na música “Deixe a vida me levar”. Imagina se esta vida tiver um propósito com paixão e habilidade, o céu certamente será o limite.


Vou te dar meu exemplo: Assim que as pessoas me incentivaram a trabalhar com a voz, ao entrar pro meio eu percebi que havia paixão e que fazer rádio era uma grande diversão. Então, me acomodei ali por 30 anos. A minha ÚNICA coisa era fazer locução em rádio. O futuro eu ignorava, eu estava feliz.


Se naquela época eu tivesse colocado em prática a ÚNICA coisa com seriedade pensando no futuro, esta ÚNICA coisa não seria fazer locução em rádio e sim FAZER LOCUÇÃO. E como a maioria dos locutores trabalha apenas cinco horas por dia eu teria muito tempo pra focar na minha ÚNICA coisa: o meu propósito de vida, que era FAZER LOCUÇÃO, as outras coisas viriam naturalmente se este fosse o meu ÚNICO foco.


Ao me transformar em uma locutora multitarefas e virar uma verdadeira guerreira atrás do dinheiro que faltava pra completar a renda que eu queria eu acabei mentindo pra mim mesma.


E cansada de trabalhar de domingo a domingo sem grandes conquistas eu repetia a frase: “talvez eu não devesse sonhar tão alto”. Esta frase virou uma crença, e sem saber ao certo como focar na minha ÚNICA coisa ou ao menos qual era esta minha ÚNICA coisa eu continuava achando que a vida era isso mesmo e que o que eu havia conquistado já eram muito boas.


Até o meu pai adoecer e eu perceber que ‘deixei a vida me levar' sem propósito definido, sem reservas financeiras e que não teria condições de dar mais qualidade de vida e o fim digno que ele merecia.


Este relato fica parecendo que a minha vida é uma grande M não é? Mas posso te garantir que apenas recebi um sacudidão. Porque eu curti muito todos estes 30 anos de rádio.


A vida não tem bula ou bússola precisamos passar por todos os processos de amadurecimento pra começarmos a entendê-la melhor. Hoje eu enxergo o que eu quero e como chegar no que quero graças aos livros que leio e aos cursos online que faço. Antes eu não tinha tempo pra focar nisso, não era prioridade.


Este artigo tem como objetivo te ajudar a se fazer esta pergunta: Qual é a sua ÚNICA coisa enquanto locutor de rádio?


A nossa profissão mudou e você que já tem anos de experiência no mercado certamente é muito bom no que faz. Talvez esteja na hora de rever seu propósito de vida e carreira, colocar no papel o que ocupa o seu tempo, o que importa mais em sua vida a ponto de fazer com que você saia da caixa e dê prioridade para alcançar a sua ÚNICA coisa.


Se sua ÚNICA coisa é como a minha, FAZER LOCUÇÃO, saiba que estamos vivendo o melhor momento pra isso. Aproveite a vitrine da rádio onde você está, faça vídeos pro YouTube mostrando sua performance em tempo real. As pessoas gostam de assistir comunicadores no ar, e certamente, isso fará parte do seu processo de mudança. Esta transformação não se trata de uma escolha, ela está acontecendo.


Faça um site, existem várias plataformas gratuitas. Enxergue-se como um artista, você é um artista! Não importa que os seus contratantes não te vejam ou te paguem como tal, você precisa se ver e se sentir como um ARTISTA.


Muitas vezes o que ganhamos é tão pouco que nos impede de enxergarmos nossa capacidade. Quem sabe não é isso que está faltando pra que eles te paguem mais ao sentirem medo de te perder? Só você pode virar este jogo!


Crie um Blog e escreva pelo menos duas vezes na semana sobre sua profissão. Coisas do dia a dia. Fale de música, dê sua opinião. Leia coisas relacionadas ao que você faz, participe de cursos que te atualizem na sua profissão. Crie um Podcast. Não faça tudo de uma só vez, pois você irá desistir logo ali. Apenas comece com o principal e vá inserindo todos os dias um pouquinho, reservando entre 30 minutos a uma hora por dia só pra a criação de algo novo que envolva você e os assuntos que te interessam.


Um locutor tem muito conteúdo pra acrescentar na vida de outras pessoas. Do contrário, não teria tantos ouvintes. Quando você tem foco na ÚNICA coisa que pode trazer resultados extraordinários pra sua vida o que você posta nas redes sociais acrescenta na vida de milhares de pessoas. Se posicione! Este é o perfil do novo locutor e pra este perfil não faltará trabalho dentro ou fora do rádio.



🎞️ Confira o vídeo deste conteúdo no meu canal no YouTube: https://youtu.be/kjcwBGl7uDM


🔔 Não esqueça: Inscreva-se no nosso canal e ative o sininho para receber notificações de novos vídeos.


👇 SIGA MEUS OUTROS CANAIS:


💥 INSCREVA-SE E RECEBA MEUS CONTEÚDOS:


👇 CURSOS:

🏆 CURSO CRIANDO LOCUTORES DO ZERO - INSCRIÇÕES ABERTAS!


🏆 CURSO DICÇÃO EXEMPLAR - INSCRIÇÕES ABERTAS!


✍️ Deixe seu comentário

📢 Compartilhe com os amigos


269 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page