Uma voz plena é uma voz consciente
Saber onde está a sua voz pode fazer uma enorme diferença em sua vida profissional.
Ao trabalhar a presença vocal você consegue trazer mais verdade pra tudo o que faz com a voz.
Pra que sua voz transmita credibilidade, vitalidade, poder, emoção, equilíbrio e autoconfiança você vai precisar trabalhar suas nuances. Estas nuances segundo Barbara Mcafee, coach, vocal autora de "Plena voz, a arte e a prática da presença vocal", fazem parte de cinco elementos nomeados por ela como: terra , fogo, ar, água, metal.
Eu trouxe os estudos da Barbara pro meu curso a fim de fazer com que os meus mentorados conheçam melhor suas vozes e entendam o que são nuances e, ao final de cada elemento sugerido por ela acrescento uma modalidade de locução onde os enxergo claramente.
-VOZ DA TERRA - Aquela voz emitida no peito, mas que vem dos pés, pernas, pélvis e intestino (nosso segundo cérebro segundo a ciência), uma voz que dá base as suas palavras, convence pela presença, projeta autoridade, instinto e pé no chão.
Eu diria que essas nuances são muito utilizadas em locuções sofisticadas, esperas telefônicas, audiovisuais, vídeos corporativos, abertura de espetáculos teatrais e cerimoniais.
-VOZ DO FOGO - É aquela voz emitida no nariz e na boca, mas vem do seu plexo solar (o centro do seu corpo). Quando usada de forma correta a voz do fogo ilumina seus olhos traz gestos enriquecedores e expressões animadas, transmite paixão, poder pessoal, vitalidade. Pra mim nas modalidades de locução estas nuances são muito utilizadas no varejo e por locutores de rádio, locutores de rodeio, locutores esportivos.
-VOZ DA ÁGUA - É a voz de peito mais difusa. A voz da água vem do coração. Ela se localiza na região do peito e da garganta e possui um som mais amoroso e suave do que a voz da terra e do fogo. Transmite carinho, compaixão e assertividade. Neste elemento enxergo o estilo de locução natural emotiva.
- VOZ DO METAL - Concentra-se nas cavidades nasais. A voz metal reverbera na região do nariz, olhos e testa. Traz claridade e foco. É uma voz aguda. Vejo muito mais essa voz em dublagens de filmes infantis e vozes originais pra games e animatic.
- VOZ DO AR - É uma voz que parece vir acima da cabeça. Transmite inspiração, possibilidade e conexão espiritual. É uma voz leve e animadora, cheia de vento. O som da voz do ar também pode gerar intimidade e mistério. Neste elemento percebo essas nuances em narrações infantis e locuções sensuais.
É incrível quando paramos pra observar nossas vozes. Quanto recurso. Quantas possibilidades temos pra colorir um texto. Quantas vezes utilizamos estas vozes de forma inconsciente e deixamos de utilizá-las em um trabalho de áudio por falta de conhecimento.
Preciso agradecer a Sandra Silvério da editora Livro Falante. Foi através dela que conheci o trabalho da Barbara Mcafee. Obrigada!
🎞️ Confira o vídeo deste conteúdo no meu canal no YouTube: https://youtu.be/T_4-5XWbv_4
🔔 Não esqueça: Inscreva-se no nosso canal e ative o sininho para receber notificações de novos vídeos.
👇 SIGA MEUS OUTROS CANAIS:
- Instagram: https://www.instagram.com/jane_barcelos
- Facebook: https://www.facebook.com/janebarceloslocutora
- TikTok: https://www.tiktok.com/@jane_barcelos
💥 INSCREVA-SE E RECEBA MEUS CONTEÚDOS:
👇 CURSOS:
🏆 CURSO CRIANDO LOCUTORES DO ZERO - INSCRIÇÕES ABERTAS!
🏆 CURSO DICÇÃO EXEMPLAR - INSCRIÇÕES ABERTAS!
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
Comments