O cérebro é o culpado pela habilidade de muitos locutores.
Aonde estão os locutores de rodeio? Os locutores de vaquejada, os famosos locutores de barretos? E os narradores esportivos? Tenho pensado muito neles. São pessoas com um cérebro privilegiado. Artistas performáticos, com ritmo, dicção e persuasão impecáveis. A emoção na locução é racional. Eles são sistemáticos, consistentes.
Os cientistas dizem que o cérebro do locutor de forma geral processa a informação de maneira diferente do não locutor porque a voz de um locutor é produzida, tem um impacto definido.
Segundo os pesquisadores e profissionais da saúde da voz, o que o locutor tem de diferente é a área do cérebro onde ele consegue processar e transformar esta informação auditiva em ação motora para um determinado trabalho.
Você já pensou como seriam os jogos de futebol e os rodeios sem um narrador?
Será que são eles os responsáveis por lotar os ginásios e rodeios enquanto enaltecem as qualidades dos atletas? É lógico que eles fazem a coisa acontecer com muita maestria. O que seriam destes eventos que ainda irão retornar é claro, sem estes profissionais? Personalidade forte, autoestima elevada. Eles têm uma habilidade, uma paixão que não pode se calar.
Espero que não estejam vivendo de lembranças, assistindo aos vídeos em que atuaram. Que não desistam de suas carreiras, encontrem um jeito de se reinventar. Quem sabe uma transição temporária de carreira? E digo mais, eu sei em que categoria vocês se sairiam melhores que qualquer artista performático. Varejo!
Você já parou pra pensar em quantas empresas de varejo existem no Brasil? Supermercados, redes de lojas, atacados, enfim são muitas empresas com necessidade de encontrar bons locutores pra dar voz as suas peças publicitárias.
Um locutor de varejo consegue colocar São Paulo dentro de Barretos e não tenho a menor dúvida disso. Já fiz três empresas de varejo, cada uma com mais de 20 lojas, e sei bem como é. Hoje atendo um só com 30 lojas (risos).
Supermercados por exemplo, pedem às 11h30 um áudio em que você precisa fazer milagres pra colocar um texto de 30 segundos dentro de 23 segundos e entregá-lo no máximo em 1 hora porque eles precisam editar este material pra TV e pro rádio e as ofertas chegam em cima da hora. É sempre muito corrido, não pode haver falhas. É pressão mesmo, mas paga bem!
Muitas vezes os supermercados precisam trocar o áudio e te darão um prazo ainda menor. Isso gera uma refação que obviamente é cobrada a parte. Você não tem culpa se o preço alterou ou se resolveram colocar mais um produto, refação é refazer (fazer outra vez). Tempo é dinheiro em qualquer profissão.
Quando te derem um "miolo" de supermercado de 23 segundos pra encaixar em um texto de 30 segundos você não poderá enviar com nenhum frame a mais. Pense na urgência, pense que você tá falando pra alguém e cuide principalmente das pausas pra não colar um produto no outro.
Brinque com o tom da voz, faça nuances diferentes. Atente para as virgulas. Elas são muito importantes no texto de varejo pois identificam exatamente o que a produtora quer de você.
Quer treinar? Tô te enviando um "miolo" de supermercado, tempo: 23 segundos. É lógico que você irá tirar de letra.
Açúcar Cristal Colombo, 2 quilos, R$ 3,50.
Ervilha Oderich, R$ 1,80.
Goiabada 10 Mais, R$ 2,50.
Macarrão Instantâneo Renata, R$ 0,95.
Costela Resfriada, quilo, R$ 13,80.
Cerveja Kaiser latão, R$ 2,50. Beba com moderação.
Brilhante Líquido litro, R$ 12,50.
Se eu consigo, imagina um de vocês.
O que as agências, empresas e produtoras de áudio mais precisam pra esse mercado são locutores rápidos e certeiros. Além é claro de locutores responsáveis que façam a entrega imediata do serviço solicitado e com qualidade. Pra ser locutor de varejo precisa ser ágil e competente.
Vocês locutores de rodeio e narradores de futebol estavam nos ginásios e rodeios e este serviço de locução de varejo agora é pra vocês. Tá na hora de começar a olhar pra ele. Quando a pandemia passar vocês terão acrescentado mais um nicho de trabalho em seus portfólios. Consegue entender o quanto você precisa se fazer presente nas redes sociais agora? Não tem saída, tá todo mundo em casa lembra?
Faça vídeos no youtube onde traga novamente à lembrança das pessoas aquela narração impar que você fez, a melhor das melhores, e claro acrescente algo atual, quem sabe dando dicas de como você fez, pense na ideia de ser um mentor, ensinando as pessoas a fazerem o que você faz.
Sim a gente sabe que é treino, mas todos nós locutores sabemos também que se a nossa voz foi treinada, ela não aconteceu do nada. Sendo assim podemos treinar outras pessoas certo? São só ideias e a certeza de que voz pra varejo é algo muito lucrativo e existem poucos locutores neste meio. Espero ter despertado o interesse em vocês.
🎞️ Confira o vídeo deste conteúdo no meu canal no YouTube: https://youtu.be/4If8sl4aJjA
🔔 Não esqueça: Inscreva-se no nosso canal e ative o sininho para receber notificações de novos vídeos.
👇 SIGA MEUS OUTROS CANAIS:
- Instagram: https://www.instagram.com/jane_barcelos
- Facebook: https://www.facebook.com/janebarceloslocutora
- TikTok: https://www.tiktok.com/@jane_barcelos
💥 INSCREVA-SE E RECEBA MEUS CONTEÚDOS:
👇 CURSOS:
🏆 CURSO CRIANDO LOCUTORES DO ZERO - INSCRIÇÕES ABERTAS!
🏆 CURSO DICÇÃO EXEMPLAR - INSCRIÇÕES ABERTAS!
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
Comentários