top of page
Buscar

COMO MONTAR UMA DEMO

Foto do escritor: Jane BarcelosJane Barcelos

Atualizado: 22 de out. de 2021

Uma boa demonstração através de um cardápio de vozes te posiciona melhor neste mercado


Uma demo é muito importante, principalmente pra quem está começando na área e nunca fez rádio. Como irão descobrir a sua voz? Em uma demo apresenta vários estilos que sua voz pode interpretar e desta forma posicionar melhor seu talento na internet.


A primeira coisa que você vai precisar fazer é selecionar os melhores trabalhos que já fez com a sua voz. Quem já está na área escolhe só aqueles que considera de destaque. E você que está começando e ainda não tem essa seleção de materiais vai buscar o melhor que fez naquele portfólio de áudios e interpretações que realizou enquanto fazia o curso de locução.


A princípio, todos os cursos online de locução te entregam textos pra treinar. E é com esses textos gravados que você montará sua demo. Aí você pode me dizer - Ah mas eu não tive variedade de estilos de locução enquanto fazia o curso. Neste caso, o melhor a fazer é gravar com seu celular um spot direto da TV ou do rádio, uma espera telefônica de alguma empresa que você já ouviu e gostou da interpretação, transcrever e tentar reproduzir em sua gravação.


E você pode me dizer ainda - Ah mas eu tô começando e não tenho equipamentos pra montar meu home studio. Bom, se você já decidiu que quer entrar pra essa área o que te aconselho é treinar bem uns quatro estilos diferentes de modalidades e interpretação de locuções e quando estiver pronto e se sentir seguro investir em uma hora de locação em um estúdio profissional. Procure no Google um estúdio em sua cidade, ligue antes e pergunte o valor, te garanto que não é caro como você pode estar imaginando.


Muitas vezes estes profissionais que alugam estúdios são locutores veteranos e podem te auxiliar até mesmo na direção do seu trabalho. Entenda uma coisa, se você estiver realmente decidido achará um jeitinho. Então, vou te mostrar como monto as minhas.


Na seleção do meu cardápio de vozes (desde que ouvi a fonoaudióloga Mara Belhau chamar assim nossa variação de estilos, adotei o termo aqui pra empresa rs), eu vou incluir trabalhos que já fiz. O critério principal nesta amostragem é deixar bem clara a dinâmica de variações de estilos e interpretações, por isso, eu alterno bem estes estilos.


Mais um detalhe importante é quanto ao tempo que cada amostragem terá. Eu aconselho no máximo 10 segundos, que, nesse caso abaixo, juntando todos os áudios fechará no tempo de um minuto, o que considero ideal. Aqui os estilos selecionados por mim são:


Voz pra varejo de lojas.

Voz pra vídeos institucionais.

Voz pra atendimento telefônico.

Voz pra audiolivro.

Voz pra spot de rádio.

Voz pra vinhetas de peças teatrais.


Selecionamos de quatro a seis estilos bem diferentes pra não ficar cansativo. É hora de cortar as melhores partes dos áudios. Pra isso, vou demonstrar em um software muito fácil de lidar que é o Sound Forge. Clique abaixo.





Tá vendo como é fácil. Este software é o queridinho dos operadores de áudio em rádios e é também o mais barato, uma média de R$ 35,00 no Mercado Livre. Mas você encontra outros softwares totalmente gratuitos e muito semelhantes a esse, como é o caso do Audacity. Espero que você tenha curtido e que aproveite bem as dicas.



🎞️ Confira o vídeo deste conteúdo no meu canal no YouTube: https://youtu.be/xrK4w_F94rg


🔔 Não esqueça: Inscreva-se no nosso canal e ative o sininho para receber notificações de novos vídeos.


👇 SIGA MEUS OUTROS CANAIS:


💥 INSCREVA-SE E RECEBA MEUS CONTEÚDOS:


👇 CURSOS:

🏆 CURSO CRIANDO LOCUTORES DO ZERO - INSCRIÇÕES ABERTAS!


🏆 CURSO DICÇÃO EXEMPLAR - INSCRIÇÕES ABERTAS!


✍️ Deixe seu comentário

📢 Compartilhe com os amigos


226 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page