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COMO ENCONTRAR A VOZ CERTA PARA UMA MARCA

Foto do escritor: Jane BarcelosJane Barcelos

Atualizado: 22 de out. de 2021

Quais critérios são utilizados pra chegarmos às vozes certas pra cada marca?

Com essa onda de voz natural será que um ator de novela ainda consegue vender produtos na TV? Vários testes foram feitos e chegaram a uma conclusão. A celebridade pode ofuscar o que um anúncio está tentando comunicar. O novo consumidor se identifica mais com pessoas iguais, ou seja, o ator da TV vai vender a imagem dele mesmo. O consumidor pode lembrar do nome do artista e lembrar a marca e não lembrar o nome do produto.


Pra conseguir vender na televisão hoje uma celebridade terá de emprestar a sua imagem de forma muito sútil, porque o destaque precisa ser total pro produto. E quando um artista diz que usa determinado produto, o consumidor já não acredita tanto assim. Não é verdadeiro, falta autenticidade, o consumidor entende que ele está atuando.


No áudio não é muito diferente. Você precisa ser um mero figurante durante a gravação e ainda assim vender muito mais o produto. Isso só confirma o fato de que um locutor é um artista performático.


Cada vez mais, principalmente na locução comercial, que são os vídeos institucionais, os vídeos de treinamentos e lançamentos de produtos, o papel principal está no produto oferecido por alguém igual, alguém que se pareça com o ouvinte, com o telespectador.

Isso foi acontecendo no marketing, confirmando nos testes de TEE (rastreamento do cérebro em tempo real) em Neuromarketing e Neurociência e vem se confirmando também na publicidade através das escolhas das vozes pra cada produto.


Hoje quando a gente ouve uma voz com tamanha naturalidade é fácil de se encantar imediatamente. Dizem que um comercial bem locutado segura a atenção logo nos primeiros cinco segundos prendendo o ouvinte até o final dos 30 segundos. E não é uma voz bonita que faz isso, é a forma de locutar.


Ao fazer uma locução você precisa estabelecer empatia com o consumidor. Por exemplo, se você vai vender um produto, conceituar uma marca ou até mesmo utilizar a voz pra uma URA / Inteligência Artificial vai precisar trazer de todas as modalidades que tem conhecimento, a voz certa pra cada peça.


E aqui com estes locutores eu represento o que estou te falando:


O primeiro um áudio feito pra um texto emotivo bem escrito, que vai possibilitar que o locutor consiga trazer a história o mais próximo possível da realidade. Que não deixe a menor chance de o ouvinte ou telespectador não se emocionar ou se identificar.

Então a voz é essa!




A seguir um áudio pra um texto educativo que precisa prender a atenção dos jovens, passar um recado sério de forma leve e interessante, se aproximando ao máximo do problema que todos os jovens enfrentam.

Então, é essa a voz!




Este outro é um áudio pra um texto que faz uma homenagem aos avós, conversando com eles. Unindo a marca a uma história real, um momento real onde muitas famílias se identificarão.

Sem dúvida é essa voz:



O próximo é um texto de atendimento telefônico onde você faz com que quem te ouça sinta uma proximidade maior com a marca.

O estilo é esse:



E o último é um áudio pra divulgar uma rádio jovem com uma linguagem que se identifica totalmente com o produto?

A voz certa é essa!


Mara Behlau fonoaudióloga e pesquisadora diz que:

“ Os locutores possuem um cardápio de vozes e que a ciência considera hoje a voz do locutor comercial especialista em propaganda definindo-a como de qualidade vocal supra natural acima da voz natural. De modo geral, uma voz hoje pra locução é uma voz que parece natural, mas não é, porque ela é produzida, é estudada, o impacto que ela provoca pra quem escuta é um impacto definido onde se atinge o público de forma mais assertiva.”


Percebe o quanto faz sentido utilizar critérios pra seleção de uma voz que represente uma marca e, principalmente, o quanto é importante ter uma demo (demonstração de todos os estilos que você pode fazer com a sua voz bem posicionados na internet).


Aliás, este será o tema do nosso próximo artigo. ‘Como construir uma demo'. Vou te trazer alguns detalhes que não podem faltar pra posicionar melhor sua voz no mercado. Enquanto isso, já vai praticando e se contagiando com as vozes que fazem parte do casting da b2b áudio comunicação.




🎞️ Confira o vídeo deste conteúdo no meu canal no YouTube: https://youtu.be/Oaz1MEtlD9w


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