top of page
Buscar

COMO CRIAR OPORTUNIDADES DE GANHAR MAIS NO RÁDIO

Foto do escritor: b2b Áudio Comunicaçãob2b Áudio Comunicação

Atualizado: 27 de out. de 2021

Um programa infantil no rádio a meu ver é uma necessidade.


Neste artigo eu quero falar com os jovens locutores de rádio FM que têm liberdade pra criar um novo programa aos finais de semana. Vou te trazer a ideia de um programa que deu muito certo pra mim por mais de 16 anos. Te mostrar como montar este programa e como apresentar o projeto pra emissora de forma que fique bom e lucrativo pros dois.


Em meus 30 anos de rádio teve um programa dentre tantos que criei que mexeu comigo de forma diferente. Era um programa infantil que comecei lá em 1986 em Bagé interior do Rio Grande do Sul e mantive no ar até 2003 quando saí da minha cidade pra morar na capital de SC.


O programa no rádio se intitulava 'Baby Sunday', era aos domingos, começou com uma hora e seis patrocinadores e em seis meses tinha duas horas e 14 clientes patrocinando. Havia até fila de espera pra patrocinar com clientes não apenas pagando pra manter o programa no ar, mas também doando brindes pra animar os pequenininhos (era como eu os chamava). Dentre os patrocinadores tive por muitos anos até mesmo o Banco do Brasil com o BrasilPrev Junior.


É certo que com todos estes patrocinadores eu recebia muito bem pra trabalhar aos domingos. Meu acordo era 50%/50%, mas não era só o que eu recebia que me mantinha ali criando novos quadros, letras de músicas e brincando com uma média de 60 a 100 crianças transmitindo o programa direto de um salão de festas. Se eu não amasse o que estava fazendo, as crianças, estes serzinhos tão especiais, sentiriam e o programa não seria o sucesso que sempre foi.


Pra criar um programa como esse em uma rádio você precisa em primeiro lugar ser paciente, jamais alterar a voz com uma criança, por mais que em algum momento algum deles te tirem do sério e precisa gostar muito de criar e de fazer o outro feliz. Porque pode ter certeza disso , toda a criança que tiver acesso a um programa onde a atenção é voltada totalmente pra eles, onde toda a criação foi feita pensando neles, fará sucesso no rádio.


Se vale a pena? O meu 'Baby Sunday' foi pra TV aberta em formato adaptado de programete. Depois disso foi veiculado em TV fechada em 2007 na capital de SC inovando com outro nome e uma letra em 3D conversando comigo mesma e esteve em duas rádios FM da cidade em que nasci. Ele se tornou área de lazer pras crianças em um salão de festas de onde era transmitido o programa ao vivo, virou marca de cosméticos e confecção infantil.

Mas como isso é possível? Registrando é claro. Você não vai criar um programa sem registrar como ideia sua. E acredite , não é caro registrar uma ideia. Na época registrei no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) em Porto Alegre. Pagava anualmente pra manter a marca em meu nome.


Então vamos à receita deste tal 'Baby Sunday':

Música só infantil! A programação musical voltada pra criança. Nem pense em outro estilo. Na minha época havia Balão mágico, Trem da alegria, Xuxa, Eliana, Paquitas, Topo Gigio, Chiquititas. Angélica, Atchim e Espirro. Atualmente temos Patati Patata, a Galinha Pintadinha e, bom, não sei muito quais os grupos e cantores infantis de hoje, mas acho que tá na hora de resgatar nossas crianças.


E pra isso, a música sempre vai ser a peça chave. Se precisar trazer os anos 80 infantil de volta pro rádio, faça! O que eles ouvem ajuda na construção do que serão. A música comunica! O programa será para crianças de 1 a 8 anos.


Você vai precisar criar quadros pra fazer com que eles interajam com você no ar. Os quadros precisam ser dinâmicos, no máximo 30 segundos por quadro. Crie vinhetas exclusivas pra cada quadro. Capriche nas trilhas destas vinhetas. Crianças adoram os efeitos usados no rádio. Em uma hora de programa você precisará de seis quadros. Três para cada meia hora. Vamos às sugestões de quadros que dão certo e que podem ser feitos sem as crianças estarem no estúdio. Elas participam por telefone.


1- Baby Stop - É uma brincadeira do tempo da vovó que reaparece de forma repaginada. Nesta brincadeira com tempo específico e o som da contagem dos segundos de um relógio no ar ao ligar para a rádio eles precisam responder ao vivo, por exemplo, o nome de um esporte, de um brinquedo e de uma cidade com a letra que você pedir. Ao acertar comemore com o pequeno ouvinte. Pesquise um efeito alegre para ser usado em cada acerto e se a criança não conseguir, agradeça a participação e estimule a tentar outro dia. Segue música.


2- Agenda Infantil - Encontre uma trilha padrão pra esta agenda e você mesmo apresenta em no máximo 30 segundos ideias de lugares legais para as crianças conhecerem na cidade, para irem com seus pais e amiguinhos pós-pandemia. Também pode indicar na agenda um bom filme infantil em cartaz na Netflix ou canal legal no YouTube voltado para eles, já que estamos sem cinema.


3- Boas Maneiras - Neste quadro você estimula as crianças a ensinarem aos demais a cuidar da natureza e agirem de forma educada no dia a dia. Pra causar mais emoção envolva os pequenos ouvintes convidando para que liguem pra rádio deixando seus números de telefone para que a produção do programa entre em contato no momento do quadro (detalhe, a produção é você mesmo).


Já no ar explique que após a vinheta a criança terá de dizer o que viu de errado que prejudica a natureza ou que atitude considera errada em sua comunidade de forma geral. Por exemplo: “Eu estava viajando e vi um homem jogar lixo pra fora do carro. Isso é errado porque causa poluição”.

Agradeça a participação da criança e continue o programa chamando música, toca duas musicas e volta pra brincadeira.


4- Show Colegial - É um Quiz com perguntas e respostas. Você convida uma escola de sua comunidade por domingo (pra não virar competição e sim participação). Peça que indiquem uma criança pra representá-la. Eles são estimulados a responder algo de acordo com a série em que estão. Por exemplo: Qual a capital do Brasil? E por aí vai.


Pesquise três perguntas, determine o tempo de resposta e anuncie o nome das escolas participantes e seus alunos. (desta forma você está criando uma audiência fiel e estimulada pela própria escola/parceiros).


5- Pequenos Talentos - Este será um quadro maior, no máximo de 15 minutos. Deixe esse pro finalzinho. É o famoso show de calouros, hoje um The Voice Kids. Este quadro sempre dará certo em um programa infantil. Convide para que se inscrevam no programa enviando por e-mail trechinhos deles cantando, selecione os melhores e apresente três talentos diferentes a cada domingo. Utilize o karaokê pra acompanhar as crianças.


6- Leitura Legal - Você irá indicar livros infantis para que as crianças leiam. Leia a sinopse de forma curiosa, pra estimular o interesse deles pela leitura.


Quanto mais educativo for o programa, mais parceiros pra doar brindes e patrocinadores você terá. Eu vejo um programa infantil no rádio nos dias atuais como uma necessidade. Entendo que as coisas mudaram e que o rádio definitivamente não é mais o mesmo. Mas na verdade, assim como eu adaptei com este formato apresentado você pode adaptar da forma que quiser.


A oportunidade de ganhar mais em rádio pra mim vem sempre com criação e muitas vezes você precisa até mesmo fazer as vendas destes espaços do seu programa pra que ele saia do papel. No rádio pra ganhar mais a única forma que conheço é essa, criando um programa, não necessariamente infantil, e pra isso as cidades do interior ainda me parecem mais abertas.


🎞️ Confira o vídeo deste conteúdo no meu canal no YouTube: https://youtu.be/yrd97LrVvOc


🔔 Não esqueça: Inscreva-se no nosso canal e ative o sininho para receber notificações de novos vídeos.


👇 SIGA MEUS OUTROS CANAIS:


💥 INSCREVA-SE E RECEBA MEUS CONTEÚDOS:


👇 CURSOS:

🏆 CURSO CRIANDO LOCUTORES DO ZERO - INSCRIÇÕES ABERTAS!


🏆 CURSO DICÇÃO EXEMPLAR - INSCRIÇÕES ABERTAS!


✍️ Deixe seu comentário

📢 Compartilhe com os amigos


37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page