Tudo começa através de uma pesquisa.
Outro dia me perguntaram o que é criação de conteúdo em homestudio. Foi só aí que percebi que o meu negócio nunca foi só fazer locução. Quando produzo um spot e pesquiso uma trilha legal, livre de direitos autorais eu crio um conteúdo que, de acordo com a negociação, poderá ser usado em inúmeras mídias.
A partir de uma produção como esta você consegue facilmente montar um programa de rádio online, convencional ou até mesmo um podcast. A verdade é que se você sabe produzir um spot, você faz conteúdo em homestudio. Vou te dar um exemplo de como montar um programa de rádio de uma hora. Este é só um dos serviços que monetiza muito fácil.
Pesquise o estilo da rádio que receberá seu conteúdo. Cada rádio tem um perfil e uma comunicação diferentes. As consideradas pop têm uma comunicação rápida e objetiva. As populares interagem mais na busca de uma aproximação com o público. E as mais clássicas ou sofisticadas vão direto ao ponto sem enrolação.
Na abertura você vai precisar dizer o nome do programa, o que o ouvinte vai ouvir, conferir, se vai participar, concorrer a algum prêmio, a duração do programa. Inevitavelmente você falará sempre a mesma coisa com pequenas alterações na forma de introduzir o assunto.
Pra encerrar, basicamente você diz o nome da última música, ou o agradecimento a algum convidado (eu prefiro criar conteúdo sem participação de convidados, é mais prático, só depende de você), comenta sobre as participações dos ouvintes (lembrando que ao criar um programa pra oferecer pro mercado, quanto mais solo você fizer mais fácil manter), diz o dia e horário em que o programa está de volta, sem se preocupar em divulgar a próxima atração já que o seu compromisso é apenas com a entrega deste entretenimento.
No improviso, pra se aproximar mais do ouvinte você usará cacos e bengalas (artifícios pra deixar a fala mais solta), se observar os programas de rádio você perceberá que são usados quase sempre os mesmos apoios. Já a energia, equilíbrio, positividade e variação de nuances tem que estar sempre presentes independente do estilo.
Vou compartilhar com vocês como monto o "Love Fênix", nome de um programa que apresento em uma rádio online que atendo em Portugal. Primeiro produzo as vinhetas, abertura e o encerramento do programa, gravo os recados que foram enviados durante a semana, depois faço a curadoria musical.
Eu utilizo cerca de 20 a 22 músicas pra uma hora de programa que vai ao ar todo domingo, então, preciso deixar quatro programas prontos no mês. Procuro fazer uma seleção eclética, pra um programa neste estilo priorizando sucessos e variações entre Brasil jovem, contemporâneo, clássico. Sucessos de Portugal, músicas internacionais e flash backs.
Na prática funciona assim:
1º- Entra a vinheta do programa. Ex: Love Fênix.
2º- Na sequência você mixa a abertura do programa (gravada) como se estivesse ao vivo. Acompanhe no textinho abaixo que coloco aqui pra você treinar.
"Mais um domingo juntos pra falar de amor.
Eu sou (diga seu nome) e este é um espaço exclusivo criado pela Fênix pra destacar o sentimento mais profundo e desejado por toda a humanidade: o amor que é resgatado através da música e viaja sem fronteiras por todas as gerações.
Você pode enviar aquele recadinho do fundo do coração de qualquer lugar do mundo pro whats 351 936 108 807.
No ar Love Fênix, aguenta coração".
3º- Tocam duas músicas românticas;
4º - Entra uma vinheta de identificação do programa;
5º - Mais duas músicas românticas e outra vinheta diferente da primeira utilizada e assim segue até completar uma hora;
6º Encerramento do programa como se estivesse ao vivo:
"E assim vamos encerrando o Love Fênix deste domingo com a sensação de dever cumprido enquanto cupidos. Espero que você tenha tocado o coração de alguém hoje através do nosso programa e se não tocou envie já seu recadinho que faremos aqui no próximo domingo. Até lá, obrigada pela participação e uma ótima semana pra você!"
Um programa como esse não costuma ter sorteio e a participação, interação com o público. O que se destaca são as mensagens gravadas. Agora treine e procure fazer mudanças nos textos como se você estivesse ao vivo e treine até mesmo sem escrever nada. Apenas fale de acordo com o tema e as informações e você já terá feito seu improviso. Este mesmo conteúdo pode ser exibido em podcast.
Bom treino!
🎞️ Confira o vídeo deste conteúdo no meu canal no YouTube: https://youtu.be/JKo-HH3vBdA
🔔 Não esqueça: inscreva-se no nosso canal e ative o sininho para receber notificações de novos vídeos.
👇 SIGA MEUS OUTROS CANAIS:
- Instagram: https://www.instagram.com/janebarceloslocutora/
- Facebook: https://www.facebook.com/janebarceloslocutora
- TikTok: https://www.tiktok.com/@jane_barcelos
💥 INSCREVA-SE E RECEBA MEUS CONTEÚDOS:
👇 CURSOS:
🏆 CURSO CRIANDO LOCUTORES DO ZERO - INSCRIÇÕES ABERTAS!
🏆 CURSO DICÇÃO EXEMPLAR - INSCRIÇÕES ABERTAS!
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
Comments