Estamos na era da inclusão. Tudo o que as marcas precisam é ter voz!
Mas por que falaremos da importância das vozes em eventos online? Porque com a integração de diversos dispositivos e dos avanços tecnológicos eles estão em constante expansão e nossas vozes fazem parte dessa nova tendência. Precisamos saber como fazer isso acontecer.
Entre no Google e procure por livros de locução, livros atualizados escritos por profissionais da área. Você não encontrará nada atrativo e interessante. Entre na Amazon e você vai se deparar com muitos livros sobre locução de rádio. Mas desde quando locução é só rádio? Isso muda de forma acelerada diariamente. As modalidades são novas ou repaginadas em função deste momento totalmente atípico (pandemia)
Você vai encontrar também livros de fonoaudiólogas falando de vozes e fisiologia da voz e eu recomendo que você opte sempre por profissionais desta área que sejam especializados em vozes artísticas. Com eles a gente aprende muito.
Quanto mais ouço e mais busco conhecimento sobre as novas modalidades, mais percebo o quanto ainda tenho que aprender pra transmitir e como são poucas as informações em obras literárias. Adoro pegar em um livro, a pesquisa é uma atividade diária pra mim.
Já em podcasts, vídeos, eventos online e cursos essa realidade vem mudando e saber filtrar as informações faz uma enorme diferença. Por isso, as pesquisas e indicações são fundamentais. Eu costumo seguir uma linha de estudos que me leva às melhores indicações. Quando encontro um nome de destaque e que percebo sua importância em minha área eu sigo tudo o que essa pessoa segue sobre o assunto e me dou muito bem nesse raciocínio. É através dessa linha que tenho encontrado muita coisa legal pra trazer aqui.
O mercado vem se transformando, a pandemia antecipou ainda mais essa mudança e hoje as possibilidades de trabalho com a voz crescem absurdamente possibilitando até mesmo que sejam criados livros específicos pra cada modalidade de locução, e acreditem, há muita informação que os locutores não têm acesso ainda e que enriqueceria demais em suas performances.
Nos anos 80 os radialistas e locutores eram escolhidos por suas vozes bonitas, claras, com boa dicção, empostadas, graves, vozeirões e os locutores aprendiam fazendo. Não havia cursos específicos de locução como hoje. Bastava ter estas características e falar bem no rádio que era possível conquistar uma oportunidade. E pra se aperfeiçoar era na base do fazendo e aprendendo, aprendendo e fazendo rádio.
Você desenvolvia essa habilidade e a busca do conhecimento para quem queria crescer na área era constante. Isso continua igual pra todas as profissões. Você deve ter tremido a primeira vez em que falou ao vivo ao microfone e agora está sendo desafiado a falar em vídeo, a 'sair do aquário'.
Esse desafio vem com uma forma muito legal de transmitir informação de um jeito leve e atrativo que também surgiu com a pandemia e mais uma vez beneficia os locutores que precisam estar preparados. São os eventos online, transmissão via internet utilizando a tecnologia streaming.
Não dá pra perder esta oportunidade de colocar nossas vozes nas aberturas destes eventos, nas vinhetas de passagem e até mesmo como mestres de cerimônia, mediadores, repórteres, enfim. Fui atrás destas informações, fiz live com quem loca equipamentos pra esse tipo de evento e colhi o máximo de informação pra trazer pros nossos canais.
Segundo os realizadores. os eventos online precisam de vozes e há muito espaço e oportunidade de crescimento profissional. Mais uma vez o que falta são profissionais capacitados. E quais são as minhas dicas pra você se preparar pra ocupar esses espaços sem investir grana alguma?
- Garimpar informações: o principal requisito é saber falar em público e em frente às câmeras, o que mesmo pra nós locutores que sempre ficamos escondidos é muito viável pois trata-se da possibilidade desenvolver uma nova habilidade. Portanto, é correr atrás de informações, buscar referências e se moldar pra trazer uma nova versão.
Os materiais de estudo, as referências estão aí gratuitas no YouTube que funciona hoje como um cardápio de talentos. Os melhores profissionais se destacam e logo se percebe que fizeram cursos caros, leram bons livros pra chegar onde estão e é nesses modelos que devemos nos inspirar pra voar mais alto em nossas profissões. Garimpar informações ainda é o melhor negócio pra quem está com pouca grana pra investir em cursos.
- Praticar sem medo de ser criticado: você já percebeu que só é criticado quem faz? Após pegar algumas dicas, reproduzir algumas falas e ensaiar em frente ao espelho, tome coragem e abra o seu canal no YouTube. Esta ferramenta é uma oficina e é ali que você vai conseguir desenvolver sua habilidade de falar em público e perder o medo. É ali que você vai aprender a utilizar um teleprompter, o conhecido TP, ou improvisar quando se perder diante da tela, o que é bem comum de acontecer.
Você vai errar muito no início, como errou em seu início no rádio. Você vai se arrepender de ter dito algo, vai ter vontade de apagar o vídeo na internet, mas é assim mesmo que tudo começa. Coragem e iniciativa, são essas duas palavrinhas que farão a diferença em sua vida profissional.
- Novos idiomas: precisamos nos preparar também buscando outros idiomas pro nosso repertório de vozes, principalmente, o espanhol e o inglês. Tem muito trabalho lá fora pra quem sabe falar estes dois idiomas. Os cursos não precisam ser pagos inicialmente. Você pode começar a explorar os aplicativos gratuitos ou experts em seus canais. Muita gente boa está entregando informação gratuita e possibilitando que você consiga até mesmo como autodidata aprender muita coisa. Eu gosto bastante do canal desta garotinha ensinando inglês e recomendo: https://www.youtube.com/channel/UCcNm9fM9V5wf-0PZVmkM08g Já com relação ao espanhol este cara traz sete dicas muito boas de canais e é legal você decidir com qual se identifica mais: https://www.youtube.com/watch?v=iG4-9GsQ4X4
Vozes em eventos online chegaram pra ficar. Prepare-se e apresente-se pra esses jobs.
Não espere que te encontrem dentro do estúdio ou dentro de casa. Você precisa mostrar que sabe fazer. E só vai mostrar se fizer e, pra isso, existe o YouTube, a sua vitrine gigantesca na internet.
Você já sabe quem são as empresas que fazem eventos online em sua cidade? Comece a se informar sobre isso e já vá criando um email bem legal pra incluir no casting destas empresas. Espero que você aproveite estas dicas. Não conheço melhor forma de conquistar novas oportunidades.
🎞️ Confira o vídeo deste conteúdo no meu canal no YouTube: https://youtu.be/hrHRQYGRhrE
🔔 Não esqueça: Inscreva-se no nosso canal e ative o sininho para receber notificações de novos vídeos.
👇 SIGA MEUS OUTROS CANAIS:
- Instagram: https://www.instagram.com/jane_barcelos
- Facebook: https://www.facebook.com/janebarceloslocutora
- TikTok: https://www.tiktok.com/@jane_barcelos
💥 INSCREVA-SE E RECEBA MEUS CONTEÚDOS:
👇 CURSOS:
🏆 CURSO CRIANDO LOCUTORES DO ZERO - INSCRIÇÕES ABERTAS!
🏆 CURSO DICÇÃO EXEMPLAR - INSCRIÇÕES ABERTAS!
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
Comments