top of page
Buscar

3 BANDAS ATUAIS QUE TE FAZEM VOLTAR NO TEMPO

Foto do escritor: b2b Áudio Comunicaçãob2b Áudio Comunicação

Atualizado: 22 de out. de 2021

Vamos voltar no tempo? Ao ler um livro você imagina mil coisas de acordo com o tema.

Com a música vintage não é diferente.


Este estilo retrô é tudo de bom! Você faz uma verdadeira viagem no tempo e sente vontade não só de dançar e cantar junto (pelo menos eu sinto), mas até mesmo de aderir aos modelitos das divas que são um charme.


O primeiro que indico é o The Puppini Sisters, que trabalha muito com versões de trilhas em musicais. O trio feminino começou a aparecer em 2004, portanto é novinho ainda. O estilo, elas denominaram muito bem como swing-pop, achei perfeito! Swing tem tudo a ver com estas três.


A primeira vez que ouvi as meninas do The Puppini Sisters, formado pela italiana Marcella Pupinni e as amigas Kate e Terriane, visitei Hollywood e seus musicais na companhia destas três.

É claro que existe uma inspiração nas Chordettes dos anos 50 e Marvelettes dos anos 60 e o legal é exatamente isso, melhorar o que já existiu e foi sucesso. Elas inovaram e fizeram com que nós que ouvimos pudéssemos dentro do nosso próprio tempo nos enxergarmos em cena. Então, vamos para 1930 quando "Puttin 'on the Ritz", um dos primeiros filmes musicais apresenta a música popular escrita por Irving Berlim.


As meninas do The Puppini trazem essa versão. Ouça um trechinho.



E quem não lembra de "I Will Survive" que fez um sucesso enorme na voz da Glória Gaynor nos anos 70? A música reaparece com o trio The Puppini e ares de anos 40. Pode? Sim, com estas três vozes, tudo pode! Perceba que elas nem se olham e entram nos tempos certos da música.




Enquanto ouvia as garotas pela primeira vez há 10 anos em um dos programas que apresentava em rádio eu vestia um daqueles modelitos retrô e me via como a 4ª integrante. Sim eu cantava junto, pelo menos tentava rs.


Foi paixão e admiração à primeira vista. Então, eu precisava saber mais sobre elas e fui pros vídeos, site oficial das Sisters e tudo mais que me dissessem quem eram estas garotas.


Anos 30, 40, 50... são destaques do grupo, só que com um ar contemporâneo em regravações que ganham novos arranjos e um jeitinho bem humorado que as três em total harmonia conseguem passar.


Neste vídeo elas interpretam "Diamonds are the girls best friends", música que Marilyn Monroe canta no filme "Gentlemen prefer blondes", de 1953. Veja que incrível!



Aqui neste vídeo você tem a oportunidade de avaliar não só a voz, já que trata-se de capela, mas principalmente, a sincronia que de tão perfeita lembra um nado sincronizado. "Heart of glass" foi sucesso nos anos 70 com a banda Blondie e depois nos anos 90 com Double You.



Quer saber mais? Ouça e tire suas próprias conclusões. E se quiser, comente, adoraria saber o que você acha deste trio.

Sabe quando você ouve um interprete e pensa, que voz é essa?


2- Imelda May é minha segunda dica pra você conhecer melhor. Uma voz que faz sucesso na Irlanda e conquista amantes do rock, jazz e blues no mundo inteiro com suas próprias músicas no estilo vintage.


Fico impressionada com o tom de voz desta cantora e a técnica utilizada por ela. Você não ouve um só deslize e é como se cada trecho superasse o anterior. Imelda é irlandesa de Dublin, já faturou vários prêmios em festivais, entre eles, artista revelação no rock.


Ela cria suas letras observando pessoas e seus comportamentos, situações estranhas e engraçadas e o cotidiano. É quase uma antropóloga rs. E a gente viaja também nos clipes dela.


Esta é "Mayhen", lançada em 2010 no álbum do mesmo nome. Ela esteve por um bom tempo entre as Top 10 nas emissoras irlandesas.

Senti a pegada rock aí!


Aos nove anos Imelda May já observava seus irmãos mais velhos que eram fãs do rock de Elvis Presley, mas também curtiam um bom blues e foi daí que ela começou a formar seu gosto musical, seu próprio repertório e chegou, para nossa sorte, a uma conclusão: seria cantora.


Em 2006 Imelda montou sua banda que traz na guitarra seu marido Darrel Higham. O álbum "Love Tatoo" saiu de forma independente e uma de suas músicas é "Big bad handsome man". Dá uma espiadinha na técnica e na voz desta menina.



De certa forma observando Imelda May em um palco e trazendo esta influência pra vida, percebo o quanto ela provoca em mim uma sensação de atitude, e talvez, por isso tenha gostado tanto do seu estilo. Esta é "Its good to be alive". Olha o ar cômico no clipe com participação de Frankenstein.




O álbum "Myhem" lançado em 2010 traz também "Road runner" e o humor mais uma vez se destaca.



Espero que gostem e que ela traga também algo de positivo pras suas vidas :)

3- Caro Emerald é minha terceira indicação de música vintage. Suas músicas são próprias, mas a pegada lembra os anos 40, 50.


O nome real da holandesa é Esmeralda Caroline, e sem dúvida alguma ela traz uma joia incorporada em sua voz, hoje extremamente lapidada.


Caro tem 39 anos e consegue parar milhares de ouvintes e telespectadores enquanto brilha ao microfone. Assista a um trechinho da música "A night like this", lançada no álbum do mesmo nome em 2009.



Foi com esse poder que Caro deslanchou em sua estreia em 2009 com o single “Back it up". Ela pegou a música pronta e já foi logo fazendo uma nova versão combinando inglês com sua linguagem própria “Ba dlu dla dlun dloday" que você irá perceber nesta canção.



Caro Esmerald entrou para o Top 40 holandês permanecendo por 12 semanas e atingindo a 12ª posição nas paradas tombando quase por nocaute o recorde anterior que era, acreditem, de Michael Jackson. Incrível hein!


O Álbum se tornou o mais vendido de 2010 nos Países Baixos. Foram mais de 200 mil cópias. Depois disso é só elogio e prêmios e mais prêmios e estas 200 mil só se multiplicam. Escuta essa, se chama "Tangled up".



O estilo jazz/pop. Sensacional! Ouça "Stuck".



Caro Emerald não começou cantando na infância como a grande maioria. Sua voz foi mesmo lapidada. Ela estudou vocal de jazz no Conservatório de Música de Amsterdã sendo diplomada em 2005. Hoje além da banda, ela canta em grupos vocais, orquestras e participa de festivais, além de repassar seu conhecimento ensinando crianças.


Foi ideal encerrar com Caro Emerald, apesar de ainda ter muitos outros nomes pra indicar aqui. Mas percebo nesta cantora duas afirmações que tenho falado desde que comecei o canal no Youtube: "você pode demorar pra descobrir seu dom, mas quando descobre, faz acontecer independente da idade". Tudo é treino!


Veja que cinco anos depois Caro fez seu nome na música e hoje, além de cantar, ensina. Isso é o que veremos cada vez mais neste novo mundo. Portanto, mãos à obra. Vamos nos especializar naquilo que nos interessa e quem sabe até fazer uma transição de carreira se for preciso. Se estivermos abertos ao novo sempre acharemos uma saída.

Espero que tenham curtido o vintage tanto quanto eu que adoro este estilo musical.



🎞️ Confira o vídeo deste conteúdo no meu canal no YouTube: https://youtu.be/BgaAoZsqYms


🔔 Não esqueça: Inscreva-se no nosso canal e ative o sininho para receber notificações de novos vídeos.


👇 SIGA MEUS OUTROS CANAIS:


💥 INSCREVA-SE E RECEBA MEUS CONTEÚDOS:


👇 CURSOS:

🏆 CURSO CRIANDO LOCUTORES DO ZERO - INSCRIÇÕES ABERTAS!


🏆 CURSO DICÇÃO EXEMPLAR - INSCRIÇÕES ABERTAS!


✍️ Deixe seu comentário

📢 Compartilhe com os amigos


509 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page